O Casamento

Título: O Casamento
Páginas: 368
Autor: Victor Bonini
Ano: 2017
Editora: Faro Editorial (cortesia do mesmo)
Adicionem: Skoob
Sinopse: Para os noivos é o dia mais importante de suas vidas. Meses atrás, os amigos diriam que o namoro de Plínio e Diana tinha prazo de validade. Eles se conheceram de um jeito bizarro, pensam completamente diferente e nenhuma das famílias aprova o relacionamento. Mas eles resistiram a tudo. E agora vão se casar. Para o detetive é a melhor chance de pegar um criminoso. O mais íntegro dos convidados esconde um segredo devastador. Mas alguém sabe e está disposto a espremê-lo com chantagens. É então que o detetive Conrado Bardelli se hospeda no hotel-fazenda onde ocorrerá o casamento. Ele precisa descobrir o lobo entre as ovelhas. E rápido. Pois, a cada nova ameaça, o chantagista eleva o tom e falta pouco para a bomba explodir. O casal está pronto para o sim. A noiva se prepara para caminhar pelo tapete vermelho. Até que alguém diz: não saia do carro! Enquanto a plateia espera ansiosa em frente ao altar, algo brutal acontece na antessala. Só quando veem as paredes lavadas com sangue é que os convidados se rendem ao desespero. Começa uma confusão para interromper a marcha nupcial e chamar a polícia. Ninguém sabe o que fazer. E Bardelli, que lidava com um caso de extorsão, descobre que se meteu em algo muito pior. Agora, ele é o único capaz de encontrar respostas. O problema é que as mortes não param de acontecer...

Oie pessoal! Tudo bem com vocês?

Hoje trago a resenha desse livro que na época do lançamento deu no que falar, mas que infelizmente não funcionou comigo :/ Vamos descobrir o porque?

Vou começar dizendo que SIM a história criada pelo autor é muito boa, tanto pelo lado psicológico dos personagens, como também ser algo que encontramos bastante em nosso dia a dia e nas muitas leituras que realizamos no gênero. O livro começa de uma maneira que nunca iriamos desconfiar de quem é, realmente o culpado por todos os assassinatos que ocorrem no decorrer da trama, e quando descobrimos ficamos tipo: WTF? 

Mas então Nay, no que a leitura não funcionou para você? Por que até agora só está falando bem?!

Tenho sérios problemas com diagramações de livros e o jeito que os autores escrevem, é uma coisa que vem comigo desde que comecei a ler e simplesmente não vai embora (risos)

Quando bati o olho nos diálogos e vi que eles eram todos na linguagem coloquial, aquela que usamos no dia a dia sabe? Pensem em alguém que teve um arrepio terrível na espinha e queria fechar o livro logo de cara por causa disso? Sim, eu mesma!

Cuido tanto quando escrevo para que não seja dessa forma, e gosto tanto quando os escritores escrevem "normal", sem ser extremamente formal e nem coloquial, aqueles diálogos maravilhosos... Quando vi os desse livro, foi um balde de água fria que vocês nem fazem ideia.

Abaixo coloco um exemplo de como são os diálogos no livro:
-...é seríssimo, porque, tipo, eu disse que não ia ficar com ele. Até aí, beleza, ele foi super de boa, saiu de perto e tal. Vocês sabem, ele é um fofo quando quer. Só que, velho! do nada ele chegou com aquela Regiane......- e ele começou a, tipo, passar a mão nela. E quando eu olhei de novo, ele estava pegando a mina bem na minha frente! Mano!
E agora coloco um trecho de um diálogo como gosto (risos):
- Estou começando a achar que é possível - Dennis afirmou. - Que pode ser possível.- Eu também. Todo o mundo sabe agora. Todos estão ao seu lado.
Notaram a diferença? Pois é, como eu disse é algo meu, mas que se fosse diferente na obra, a leitura teria sido mil vezes mais prazerosa do que foi.

Outra coisa que acabou comigo foi a composição dos capítulos, gente do Céu, querem ver a Nay aqui, empacar em uma leitura e não ir adiante é um livro ser dividido assim: Capítulo Um: I, II, III, IV, V etc. Infelizmente O Casamento tem essa composição de capítulos, e sinceramente não faço ideia de como acabei a leitura dessa obra (chorando litros de lágrimas aqui).

Tirando isso o autor sabe escrever e desenvolver muito bem suas histórias, eu nunca tinha lido nada do Bonini, essa foi minha primeira obra dele e gostei bastante, foi uma leitura onde a gente não sabia em quem confiar ou desconfiar, todos ao nosso redor eram suspeitos.

As mortes ocorriam sem parecer ter vínculos, mas quando a gente chega lá no final e vê todo o planejamento do assassino, começamos a ligar os pontos, foi um crime muito bem planejado, quem olhasse de fora nunca diria que foi aquela pessoa que os cometeu. Essa obra me lembrou muito a história do filme/livro Garota Exemplar, olhando de longe é uma coisa, mas quando chegamos bem perto da trama notamos que é outra bem diferente.

Como vocês podem ter notado, a história é muito boa, notamos no decorrer da trama que alguns acontecimentos acabaram por moldar o caráter do assassino, não é desculpa para o que ele fez, mas mostra que pode haver consequências que levaram a tal ato, mas a pior parte mesmo é o cúmplice dele... Nunca passaria na nossa cabeça que ele também estaria metido no meio, quando li a revelação, algumas escolhas dos personagens no decorrer do livro fizerem sentido no final.

É impossível não indicar essa obra, a trama é muito bem construída... Entretanto se você não se importa com composição de capítulos ou diálogos!? Então esse livro é para você, mas se é como eu, não indico a leitura não, pois vocês passaram todo a história tendo arrepios na espinha!

Espero que tenham gostado da minha dica de hoje, quem já leu me contem o que acharam, e quem ainda não... levem em consideração os pontos acima, e leiam para tirar suas próprias conclusões! =D

Até a próxima,

Bjss, Nay =D